facebbok

Facebook

youtube

Youtube

Última Atualização do site:  

15/04/2024 19:56:32

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
 
Concentração cívica marca os 21 anos de implantação do município de Guamiranga
 
17/11/2017
Autoridades participam da concentração cívica em homenagem aos 21 anos de Guamiranga
Crédito: Rodrigo Fernando Kowaski Jornalista ? Registro Profissional MTB/PR-10190

Concentração cívica marca os 21 anos de implantação do município de Guamiranga

 

Uma concentração cívica na manhã da ultima quinta-feira, 16 de novembro, marcou a passagem dos 21 anos de implantação do município de Guamiranga. Estiveram presentes além do prefeito Ângelo Machado do Nascimento, o vice Luiz Antonio Panko vereadores Rozálvaro Lopes Santana, Marcos Arlei Nass, José Jauri Lourenço de Oliveira, Mario Luiz Pontarolo, Guilherme Stadler, João Savio e Natan Pontarolo, além do ex-prefeito Ruy Machado do nascimento e secretários municipais.

 

Após uma cerimônia religiosa, presidida pelo o Pastor Carlos Chapieski da Igreja Luterana, foram convidados o representante da Polícia Militar Cabo Potma, o prefeito Ângelo Machado e o presidente da Câmara Rozálvaro Santana para hastear as bandeiras do Brasil, Paraná e Guamiranga durante a execução dos hinos nacional e de Guamiranga.

Em pronunciamento o prefeito lembrou a todos que participou da criação do município que antes pertencia a Imbituva. Ângelo Machado foi o primeiro prefeito e começou quando não existia nem cadeiras para sentar na prefeitura. O prefeito lamentou não ter conseguido fazer uma festa para a população, devido à crise financeira, mas ressaltou que com muita economia, honestidade e o apoio da Câmara Municipal espera reverter esse quadro já para o próximo ano, fazendo uma grande festa para os  22 anos do município.

O Presidente da Câmara, Rozálvaro Lopes Santana, lembrou um pouco do histórico do município, das lutas e conquistas feitas pelos pioneiros e destacou que a Câmara está de portas abertas para ouvir a população em busca de melhorias. Rozálvaro agradeceu a todos e desejou muitas felicidades a população que luta pelo município onde vivem.

 

 

Histórico

 

A colonização de Guamiranga começou em meados de 1860, nas localidades de Água Branca e Barreiro, pontos de passagem dos tropeiros.  Entre 1890 começaram a fixar residência os primeiros imigrantes s vindos da Itália e Alemanha e o pequeno vilarejo ganhou o nome de Monjolinho, devido à construção de três monjolos na localidade.

Além de Monjolinho, o vilarejo também foi conhecido como Natal, sendo elevado a distrito do município de Imbituva. O atual nome de Guamiranga tem origem indígena na língua Tupi-Guarani e significa “árvore de pequenas folhas de cor vermelha”, foi denominado pelo Decreto – Lei N.º 99 de 30/12/1943.

Após muitas discussões e articulações políticas através do então deputado Erondy Silvério e Vera Agibert, foi apresentado o projeto de emancipação política e administrativa de Guamiranga, sendo aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná em 1995, tornando-se a Lei Estadual de nº. 11.203 / 95, com sua instalação oficial ocorrendo em 01/01/1997.  

O município de Guamiranga tem sua maior atividade econômica na agricultura. Possui muitas riquezas naturais em seu território, destacando-se o Salto do Bocó, do Rio Lajeadão, o Salto Grande do Rio dos Patos, o Salto Nova Boa Vista, do Rio Água Podre, além de outros pontos turísticos como também algumas grutas que foram utilizadas pelos Jesuítas.

Guamiranga está localizado na região sul do Paraná, fazendo divisa com os Municípios de Imbituva, Ivaí e Prudentópolis.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Guamiranga

 Rodrigo Fernando Kowaski – Jornalista MTB: 10190-PR

 

 

 

 
 Galeria de Fotos
Autoridades participam da concentração cívica em homenagem aos 21 anos de Guamiranga
 
 Outras Notícias
» 7ª SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 25 DE MARÇO DE 2024
» 6ª SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 18 DE MARÇO DE 2024
» 4ª SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 04 DE MARÇO DE 2024
» 3ª SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 26 DE FEVEREIRO DE 2024
» Audiência Pública para Demonstração e Avaliação das Metas Fiscais referentes ao Terceiro Quadrimestre de 2023.
» 2ª SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 19 DE FEVEREIRO DE 2024
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 07:30 às 11:30 e 13:00 às 17:30

Rua José Machado do Nascimento - 56 - Centro

Cep: 84435-000 - Guamiranga - PR.

Fone/Fax: (42) 3438-1234

E-mail: camara@cmguamiranga.pr.gov.br